Pronto, já não é mais um monólogo... Mas sabe que do tempo pouco sei, pois as horas tem sido um falcão a mergulhar atrás de uma presa, do conhecimento. Ana D.Echabe

segunda-feira, outubro 12, 2009

REALIDADE / FICÇÃO

A realidade criada sob a óptica de uma interpretação individual, pode levar a condenação ou exaltação de um sujeito, coletivamente. Basta materializar, em palavras, uma ficção em fatos, utilizando imagens arquivadas do nosso inconsciente.
Esta ação tem como principio básico, a função de benefícios individuais ou de grupo, sejam eles pequenos ou grandes.
Até ai parece tudo tão obvio, mas a pergunta é, porque ainda caminhamos sobre a sombra do real significado do Amor.
Tema milenar, dito e escrito de todas as formas, e ainda pouco sabemos, ou negamos saber, para que possamos andar pela individualidade negando a responsabilidade do equilíbrio cósmico, o que seria negar a nós mesmos.
Mas então estaríamos negando o Amor ?!

Por Leonardo Boff, O universo auto-consciente e espiritual

Nosso ser físico surgiu no processo cosmogênico, assim também nosso ser consciente e espiritual. Ambos são tão ancestrais como o universo. Por espírito se entende a capacidade das energias primordiais e da própria matéria de interagirem entre si, de formarem totalidades, de se autocriarem (autopoiese), de se auto-organizarem, de se constituirem em sistemas abertos, de se comunicarem e formarem teias cada vez mais complexas de inter-retro-relações que sustentam o inteiro universo. O espírito é fundamentalmente relação, interação e auto-organização em distintos níveis de realização. Desde o primeiríssimo momento da explosão primordial, criaram-se relações e interações, gestando unidades ainda rudimentares (dois quarks e protons) que foram se organizando de forma sempre mais complexa. Era alvorada do espírito. O universo é cheio de espírito porque é reativo, panrelacional e criativo. Nesse sentido não há seres inertes, à diferença de outros seres, chamados vivos. Todos participam, em seu grau, do espírito, da consciência e da vida. A diferença entre o espírito de uma montanha e o espírito humano não é de princípio, mas de grau. O princípio de interação e criação se realiza em ambos, apenas de forma diferente. O espírito humano é esse espírito cósmico que chega à autoconsciência, à fala e à comunicação consciente. O espírito que perpassa todas as coisas, ganha uma concretização especial nos homens e nas mulheres.

Não basta sermos apenas racionais e religiosos. Mais que tudo temos que ser sensíveis uns aos outros, cooperativos em todas as nossas atividades, respeitadores dos demais seres da natureza, numa palavra, devemos ser espirituais. Só então irradiaremos como seres responsáveis e benevolentes com todas as formas de vida, amantes de nossa Mãe Terra e veneradores da única Fonte donde promana todo ser e toda benaventurança.

16 comentários:

Anônimo disse...

"Não basta sermos apenas racionais e religiosos. Mais que tudo temos que ser sensíveis uns aos outros, cooperativos em todas as nossas atividades, respeitadores dos demais seres da natureza, numa palavra, devemos ser espirituais"

É bem verdade Ana,mas está difícil,o Ser humano entender isso.
Grata pela visita,vou seguir o teu conselho :)
Boa semana.
beijo

Maria Dias disse...

Oi Ana,

Depois de um feriadão recomeçamos nossa semana e o Fluidific'Arts fala do amor e do espírito por Leonardo Boff um senhor em Teólogia...No Mais mostra um espetáculo a parte uma tempestade super criativa(amo as tempestades) E já havia visto este vídeo q é muito interessante!Esssas pessoas deram um show!Parabéns Ana teu blog está ficando com a tua cara!rs...

Anônimo disse...

rs,lindo teu comentário lá e cá :)
É mesmo Ana, somos parte do Ser humano.

Beijinhos,ensolarada semana para vc também

By Me disse...

TEXTO MUITO FILOSÓFICO!!!
O ÚLTIMO PARÁGRAFO REMATA DE FORMA GENIAL...
DECIDIDAMENTE NÃO BASTA NEM PODE BASTAR SERMOS SERES RACIONAIS,BEM PENSANTES...RELIGIOSOS,MUITO PIEDOSOS E FICARMOS LONGE DA DOR DOS OUTROS,NÃO PARTILHARMOS...NÃO ESTENDERMOS A MÃO PARA TOCAR O OUTRO...NÃO DAR UM ABRAÇO NA OCASIÃO CERTA...NÃO SE COMOVER COM AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DO OUTRO...
O MUNDO ESTÁ MUITO DESUMANIZADO...A SOCIEDADE DE CONSUMO,DO EGOCENTRISMO CONDUZ O HOMEM À SUA PRÓPRIA RUPTURA ...NÃO PODEMOS VIVER COMO SERES ISOLADOS, DE COSTAS VOLTADAS PARA OS DEMAIS...SE ASSIM FOR ALGO ESTÁ MUITO ERRADO.
NINGUÉM PODE SER FELIZ SOZINHO

MUITO BOM O TEU TEXTO!!!

CONTINUA TRAZENDO ESTES PRATOS QUE FAZEM FALTA...

BEIJINHOS REAIS

~*Rebeca*~ disse...

Aninha,

O final do seu texto, além de emocionante, é um alerta para todos nós. O nosso lado humano tem que ser sentido com mais sensibilidade e amor.

Beijo grande, menina linda e querida.

Rebeca

-

Eu disse...

Tudo aqui é sempre gratificante de ser lido e absorvido pela mente e coração...
Estar aqui é ganhar a paz para o intimo!
Um beijo carinhoso para você!

By Me disse...

O VÍDEO ESTÁ FANTÁSTICO...JÁ FIZ UMA EXPERIÊNCIA SEMELHANTE COM OS PUPILOS E ELES ADORARAM...

MUITOS BEIJOS

sideny disse...

Vim deixar um beijinho.

By Me disse...

AS PESSOAS ATÉ ENTENDEM...QUE A NATUREZA TEM DE SER OBRIGATORIAMENTE PRESERVADA DE SUCESSIVAS MUTILAÇÕES...MAS OUTROS INTERESSES MAIS ALTOS SE LEVANTAM E ATARIÇOAM O PRÓPRIO HOMEM...UM DIA SERÁ TARDE DEMAIS ...E QUEM VAI PAGAR ESTA FACTURA SERÃO OS NOSSOS FILHOS...

BEIJINHOS DOCES

A Magia da Noite disse...

é preciso escutar a voz que não fala, perceber a essência, para melhor entender quem nos rodeia, mesmo que nossos olhos não vejam.

sideny disse...

Passando para te desejar um bom fim de semana

bej

Cynthia Lopes disse...

Oi Ana, acabei de ler um livro lindo do Boff.
Ele faz uma análise do Salmo 23, nestes tempos difíceis em que vivemos onde amar se transformou apenas num substantivo poéticc e não um verbo, que traduz uma ação concreta na realidade, vale a pena ler. Meu carinho,
Cynthia

sideny disse...

Passando para te deixar um beijinho

E te desejar uma boa semana

Eu disse...

Vim apreciar o bom ar que respiro e inspiro aqui!

Beijo carinhoso para você

Vivian disse...

...olá menina!

que encanto de canto encontro aqui!

esta casa respira o saber...

adoro...

beijo, querida!

Cristina Fernandes disse...

Quando seguimos o que sentimos, a voz do coração nunca se engana... talvez, esse seja o caminho dum melhor entendimento global.
Um beijo grande
Chris

Cartão de Visita do Facebook